segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

ADEUS À INOCÊNCIA - INTRODUÇÃO


Resolvi publicar aqui no meu blog o texto integral da primeira obra que escrevi nos primeiros anos da juventude. Tomei essa decisão porque trata-se de um texto que, apesar das revisões que andei fazendo, não me parece maduro o suficiente para uma publicação em formato impresso. De mais a mais, é uma narrativa – embora seja uma ficção – bastante pessoal. Não me recordo – pois já fazem quase 30 anos que o escrevi --, mas acredito que na época em que foi escrito o personagem-narrador não fosse tão diferente do que eu era. Embora a história seja contada por alguém mais velho, o personagem tinha praticamente a mesma idade que a minha. E pela forma com que ele agia, não há como negar que também eu agisse e pensasse assim naquela época. Eu não tinha idade para criar um personagem completamente diferente de mim como faço hoje em dia,.embora todo personagem tem um pouco de seu autor. Talvez o leitor goste ou não da obra ou a ache ingênua demais. Contudo vale lembrar que foi escrita por um garoto que pouco conhecia do mundo.
Quanto à história, trata-se das aventuras de quatro adolescentes -- um garoto e três meninas -- entre treze e quinze anos que, após um naufrágio, ficam presos por um longo período numa ilha (safadinho eu heim!). O texto narra as dificuldades para se sobreviver, os conflitos e a perda de inocência com a descoberta da sexualidade e a degradação moral desses jovens. Daí o título: “
Adeus à Inocência
Não se trata de uma semelhança com a Lagoa Azul ou o Senhor das Moscas, uma vez que quando escrevi este livro, no início dos anos 80, não conhecia nenhuma dessas duas obras. Hoje porém é inevitável em alguns pontos uma certa semelhança entre minha narrativa e os dois romances, principalmente com a obra de William Golding.


Logo mais estarei postando o primeiro capítulo. Boa leitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário