quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

HUGO CHAVES ME DECEPCIONOU


Algumas pessoas, tomadas pela ingenuidade que circula em suas veias desde o nascimento, pois me parece que certos seres humanos tem uma tendência maior a esse tipo de anomalia, tem certa dificuldade em identificar nos outros as mais escusas intenções escondidas por trás dos mais nobre gestos. E até aquelas mais inteligentes e melhor esclarecidas de quando em quando são vítimas desse mesmo mal, pois muitas vezes nos faltam informações suficientes para evitarmos um julgamento impreciso ou de cair no conto do vigário. Eu, como todo ser humano, não estou livre de, num dado momento, ver-me vitimado por pessoas acima de qualquer suspeita, embora saiba perfeitamente que o ser humano não deixa escapar em momento algum a oportunidade de seduzir e enganar seu semelhante. E, embora me seja difícil admitir, tenho de reconhecer que o presidente venezuelano Hugo Chaves não é aquilo que pensava antes. Como muitos venezuelanos, também acreditei que ele pudesse transformar a Venezuela numa nação próspera, onde as desigualdades sociais e a miséria tornar-se-iam coisa do passado. Todavia, como aconteceu com o Brasil durante todo o século XX, a dependência de um único produto de exportação levou o país à miséria. Embora a culpa não seja totalmente dele, a falta de visão e a incapacidade em encontrar mecanismos para evitar a bancarrota do país quando o preço do petróleo desabasse mostra que Chaves está muito aquém do que acreditávamos. Infelizmente, ele nos decepcionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário