quinta-feira, 6 de agosto de 2009

EU USO LINUX


Por quase 20 anos usei o sistema da Microsoft – MS-DOS nos anos 80 e Windows a partir dos anos 90 –, mas depois de aborrecer-me de tanto lutar contra os vírus e com a falta de velocidade causada pelos Antivírus acabei experimentando o LINUX. De início confesso que a tarefa não foi nada fácil pois lá pelos anos 2004 o Linux ainda estava muito atrasado em relação ao sistema da Microsoft. Contudo, existia um ponto a favor do sistema do Pinguim: não precisava me preocupar com os viruis e com vacinas. Desta feita, o sistema tinha um desempenho melhor no quesito velocidade. Com o passar do tempo porém o Linux foi se aperfeiçoando, ficando mais fácil, veloz e mais simples. Assim, a partir de 2007 abandonei definitivamente o Windows.
Hoje vejo amigos enfrentarem de quando em quando problemas com vírus, travamentos do sistema e programas que param de funcionar, janelas do navegador que se abrem sem explicação exibindo anúncios eróticos, roubo de dados, etc. Vez ou outra tenho de socorrê-los. Todavia, sinto-me um felizardo por não ter esses problemas pelo simples fato de usar Linux. Chego inclusive a recomendá-los a instalação do sistema pinguim, mas a maioria fica com uma orelha atrás, com o temor de que o sistema seja difícil de mexer. E mesmo após explicar-lhes que hoje em dia o Linux é tão fácil quanto o Windows ainda sim ficam com receios. É lamentável, porque o Linux, além de muito fácil de usar, é tão ou mais moderno que o Windows e na maioria dos casos tem uma performance melhor. E um detalhe, pode ser instalado sem ter de apagar o sistema da Microsoft.
Hoje, não troco por nada o Linux pelo Windows. Ah, mas não troco mesmo!

Um comentário:

  1. A imagem acima é igual a do meu computador. Trata-se do Mandriva Linux Xtreme 3.

    ResponderExcluir